Pesquisar

Cuidados para não danificar os cabelos

Nenhum comentário :
Se existe um assunto que eu domino, esse assunto é o que fazer para danificar os cabelos e deixá-los secos e sem vida. Desta forma, posso compartilhar o que não fazer para preservar a saúde dos cabelos.
Ao entrar na adolescência, comecei a sofrer com problemas de aceitação com a minha aparência, e na tentativa de mudá-la para me sentir melhor, acabei detonando o meu cabelo.
O que posso afirmar com convicção, que seca e quebra os fios é:
- Fazer diversos tratamentos químicos em cima dos mesmos fios (descoloração, progressiva, relaxamento, alisamento, etc.).
- Permanecer longos períodos sem cortar os cabelos ou apenas as pontas.
- Lavar demais ou permanecer muito tempo sem lavar.
- Utilizar boné, chapéu ou boina, com muita frequência.
- Dormir com os cabelos molhados.
- Prender os cabelos molhados.
- Utilizar para prender, elásticos de dinheiro ou amarradores muito fortes.
- Não utilizar protetor térmico antes de secar.
- Usar secador e chapinha com muita frequência.
- Pentear o cabelo quando está seco e cheio de nós.
- Utilizar com frequência, gel, spray ou mousse para penteados, com alta fixação.
- Utilizar cosméticos de baixa qualidade e que contém sal.
- Negligenciar a hidratação e os tratamentos de reposição de queratina e vitaminas necessárias.
- Passar produtos em excesso.
- Lavar com água quente.
- Sair na rua, ir na piscina ou à praia, sem passar um creme, ou algum óleo, com o intuito de criar uma película de proteção.
Hoje já existem muitas técnicas de reconstrução que fazem milagres nos cabelos. Contudo, ao ver a situação dos meus fios, após anos seguidos descolorindo, poderia dizer que descolorir o cabelo e depois fazer tratamentos de restauração, é o mesmo que quebrar um vaso de barro, colar as peças, e passar um verniz por cima, dando uma aparência mais apresentável. Ele pode até parecer bonito quando fazemos algo especial, mas por baixo, na essência, está todo destruído. Cheguei em um ponto na qual os meus cabelos estavam tão danificados, que ao fazer um tratamento que deixava os cabelos de várias pessoas ao meu redor uma maravilha, deixou as minhas pontas descoloridas como elástico.
Resolvi deixar o meu natural crescer, até poder tirar toda a parte descolorida e acabada. Parece que tenho dois cabelos diferentes, em todos os aspectos possíveis. Desta forma, se no futuro eu resolver mudar a cor novamente, terei mais cautela e cuidado para não detoná-lo novamente.


Nenhum comentário :

Postar um comentário